"V for Vertigem" Vertigem HQ: Post de Luz III

terça-feira, 20 de abril de 2010

Post de Luz III

Mais um longo post explicativo pra você paciente Vertiginoso que nos acompanha há tempos! Venho aqui mais uma vez explanar sobre a falta de tempo, dar desculpas esfarrapadas e blá, blá, blá... mas ainda hoje uma novidade pode agradar alguns!=)
Bom, todos devem ter reparado a diminuição das postagens desde o início deste ano... os motivos são vários e se referem, em maioria, à minha vida pessoal, então não convém expô-los aqui, mas isso não quer dizer que o blog vai parar ou desistir de algumas séries e nem que eu fui contratado pela Panini... mas só quero dizer que não perdi nenhuma empolgação com as traduções, com o blog, nem com os comentaristas estressados que animam minhas madrugadas nos "gritos" do blog! Não respondo todos, mas os leio e os respondo mentalmente, imaginando qual seria a réplica deles... contudo, o discurso quanto à pressa é sempre o mesmo (não, não vou repeti-lo), mas nem sempre os títulos que você gosta em particular vai ter prioridade porque você quer... todo mundo quer The Boys, mas não é uma tradução que se faz em cinco minutos. Ela já chegou ao #40 nos EUA, bom, está chegando somente ao #06 aqui no Brasil [sim, pra quem não sabe a Devir acabou de lançar o título aqui no Brasil, pelo singelo preço de R$39,50, sugiro a todos que tiverem condições, comprar, pois dará bases para novos volumes], continuando... #40, lá nos EUA, #06 aqui no Brasil, e nós aqui estamos n0 #32. Não estou justificando nada, mas a diferença nossa pro original é bem menor que a da Devir, não é? Outra coisa, talvez graças a nós (incluindo o grupo que iniciou as tradução, o RnCBR), e a vocês principalmente, a publicação em solo nacional foi possível, o grande sucesso do título se deve em parte aos scans, isso, na minha opinião é inegável. Estou apenas pontuando uma questão em defesa aos chamados, em alguns fóruns, "inomináveis". Assim como The Walking Dead e Fells, The Boys teve um sucesso bem grande graças a nossos esforços pra traduzir séries que até então não tinham a mínima pretensão de serem publicados no Brasil, ao contrario de medalhões como Preacher, Hellblazer e Sandman que surgiram em bancas antes de terem revistas escaneadas.
Bom, esse sempre foi o intuito do Vertigem, trazer séries novas e "undergrounds", e ter a esperança de vê-las nas bancas (e agora livrarias) impressas. Powers, Loveless, Criminal, Nórdicos, Scalped, DMZ e outras tantas que agora saem por aqui, tiveram seu início em forma de scan. Isso não é um fato concreto, longe disso, mas pode ter influenciado um pouco nas escolhas dos títulos a serem lançados. Até mesmo Transmetropolitan teve um minimovimento no Twitter que pode ter sido um fator a favor de sua publicação. (E ainda esperamos um dia ver Wormwood por aqui!!)E isso tudo é motivo de orgulho para o Vertigem, ver que a Vertigo e outros títulos adultos estão tendo mais espaço no Brasil, mas também é um motivo para nos arriscarmos em outras "aventuras", como sempre digo não estamos aqui pra competir com ninguém, nem com outros grupos, nem com editoras, nem com nós mesmos! Este é um espaço de fãs, nós adoramos o que fazemos, e não ganhamos um centavo por isso, claro que todos os meses eu também fico ansioso para ler uma nova edição de The Walking Dead (que antes que comentem mais do mesmo, ainda NÃO saiu uma NOVA edição nos EUA, então até lá, não tem como trazermos a #71, certo?), mas se a HQM resolver lançar TWD Ominibus com 50 edições cada e encostar na publicação americana, pra mim é um motivo justíssimo para pararmos de fazê-la. Sem chororô!
Essa sempre foi a política do Vertigem e sempre será até que a Polícia Federal bata à minha porta!=P

Marcadores:

17 Comments:

Anonymous Rick gritou...

Quando sai o próximo número de Walking Dead???

AHUushahhaha sacanagem.
Von DEWS, parabéns pelo blog, qualquer problema maior que você tiver, apele para o recrutamento de mais tradutores, mais diagramadores, e mais fãs dispostos a trabalhar para continuarmos tendo esse gigantesco volume de quadrinhos.

Abraços e parabéns novamente!!

terça-feira, abril 20, 2010 5:38:00 PM  
Blogger leo gritou...

Von Dews, a única coisa q posso dizer é "valeu!". É claro q a ansiedade pra ver novidades é grande (entro todo dia no blog), mas imagino a cobrança em vc. Um blog de fã p fãs "ganhar" compromisso de uma editora deve ser muito sinistro! Daí entra uma questão do mercado consumidor de HQ's no Brasil q é assunto pra um post inteiro, c 300 comentários. No mais, companheiro, seu blog mantém um importantíssimo canal de acesso às HQ's alternativas, isso é um poder e uma responsabilidade. Se é q vc me entende... hhehehehe valeu por tudo!

terça-feira, abril 20, 2010 5:53:00 PM  
Blogger Unknown gritou...

Pelamorvondews! Veja lá se não vai esmorecer. Esse seu fã-de-carteirinha permanecerá sempre consumindo os posts daqui e estimulando, mesmo que telepaticamente. Banzai!

terça-feira, abril 20, 2010 5:58:00 PM  
Blogger Panthro gritou...

Eu sei ler em inglês e tudo. Só não ajudo na tradução por falta de tempo mesmo. Pra mim a maior vantagem do Vertigem nem é traduzir as revistas, mas apresentar materiais interessantes. Eu sempre baixo alguns números pra "ver qual é" e eventualmente me deparo com gibis fantásticos que nunca conheceria se tivesse que pagar pra dar uma olhada. Tem o mesmo efeito que a gibiteca tinha quando eu era mais novo, mas com muito mais material.

terça-feira, abril 20, 2010 6:26:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Pois é, o trabalho de vcs é tao bom q o walking dead sai no vertigem antes das comics shops americanas, rs.
E concordo com o Panthro, q aqui podemos ler as hqs sem conhecer descobrir coisas muito boas,pq a maioria do material é muito bom.
continue com os trabalhos (sempre q possiveL)!
abçs

terça-feira, abril 20, 2010 7:46:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

quis dizer "um dia sairá"

terça-feira, abril 20, 2010 7:50:00 PM  
Blogger Unknown gritou...

cara, tu é meu herói... mesmo

teu trabalho é muito foda, acompanho o blog a MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO tempo, mas nunca comentei muito...

definitivamente tens razão sobre nós termos popularizado The Boys e outras hqs...

mas, aí, quando sai a próxima do Walking Dead ??

terça-feira, abril 20, 2010 8:04:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Para aqueles "gênios da raça" que insistem em afirmar que scans acabam com a venda de qudrinhos impressos, eu só tenho a dizer que foi justamente pela publicação aqui de Scalped e Vikings, por exemplo, que eu passei a comprar a revista Vertigo da panini.
E isso com a distribuição porca da editora, que me obriga a comprar de livrarias virtuais, pq a revista nem sempre chega aqui em Porto Alegre.
Na boa, a única coisa que os scans fazem é "impedir" que as pessoas comprem séries RUINS !
Abraço e parabéns pelo site.

terça-feira, abril 20, 2010 8:16:00 PM  
Blogger MPauloS gritou...

Cara, a Vertigem HQ é o maximo, já visitei outros sites de scans mas aqui é um dos mais organizados que tem, até Ebooks dificies de encontrar tem aqui, continue com o ótimo trabalho e muito obrigado pelo seu esforço em trazer vários títulos traduzidos para nós.

quarta-feira, abril 21, 2010 5:59:00 AM  
Anonymous Boni gritou...

Que tudo dê certo para você, Von, e que você possa retornar a todo vapor o mais rápido possível. Até porque eu já to criando teia por não ser usado ;)

quarta-feira, abril 21, 2010 10:27:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Sou da PF, traduza walking dead ou será formalmente intimado.

quinta-feira, abril 22, 2010 4:25:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Esto usando esse zumbi como avatar, espero q não se importe

quinta-feira, abril 22, 2010 7:19:00 PM  
Anonymous Cleiton gritou...

Vida longa e saudável ao Vertigem !!!

segunda-feira, abril 26, 2010 4:47:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Bom, nao estou aki para criticar nem nada....mas vc disse na explcaçao q ainda nao saiu o nº 71 da walking dead. Bommmmmm....eu ja consegui baixar ate o nº 72 pela net, e isso mais de um mes ou menos atras.
Se for questao de nao conseguir os numeros q ja sairam acho q fica melhor falar q é isso em vez de dizer q ainda nao saiu o nº 71 nos EUA ainda...oq nao é verdade.
Como ja isse...ja li ate o nº 72 em ingles, mesmo assim parabens pelo trablho ae.

sábado, maio 01, 2010 12:53:00 AM  
Blogger Von DEWS! gritou...

hehe, agora fiquei curioso, pois escrevi esse post em 20 de Abril, e a #71 chegou às comischops americas em 28 de Abril e em mscan dia 29... mas tudo bem.
Se o anônimo puder colocar aqui a última página da edição 72, ganha inteiramente grátis toda a minha coleção de rebistas... 4000 HQs com frete pago!=DDD

sábado, maio 01, 2010 12:31:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Dá só uma olhada aki>>>

http://heavyink.com/title/355-Walking-Dead

Nesse site eles ja estao fazendo as as propagandas da ediçao de numero 75.acho q isso ja responde tudo nao?!?!?!?!?

Como ja disse...eu li en ingles ate o 72...mas pelo q ja vi....ja tem ate o 74.agora se estou errado ou nao...vou tirar minhas proprias duvidas pedindo pro meu primo q mora la me mandar a ultima q saiu por la.

sábado, maio 01, 2010 6:28:00 PM  
Blogger Von DEWS! gritou...

Na verdade, não responde não!!=P

Mas falando sério agora. Você viu as CAPAS ate a edição 75, as revistas ainda não saíram. Com certeza absoluta, pois se você ler a seção de cartas da edição #71, vai ter a comprovação disso.
Todas as editoras americanas têm reservas das edições com meses de antecedência, mas isso não quer dizer que a revista sai naquele mês. Por exemplo, você pode comprar a revista do Homem-Aranha de Julho, hoje, você verá a capa e uma sinopse da história, mas a revista ainda não saiu, não foi lançada, isso funciona com0 um sistema de reservas, para também que a editora tenha um controle de vendagem.
Ver a capa, ver o preço e tudo mais não significa que você tem a revista em mãos.
Não tenho motivos para mentir sobre nada, se resolvermos não traduzir a edição #71 esse mês, e só lançarmos ela mês que vem um dia antes de sair a #72, não vai modificar muita coisa, é um entretenimento nosso, não una obrigação. Mas a realidade, sem brincadeiras ou apostas agora, é que a edição #71 é última lançada, não existe ninguém com a #72 ainda, só mesmo no meio ou final de maio ela será lançada, comprada e escaneada.

Mas repito, se você me mostrar a última página da edição #72, calo minha boca, mas é certo que ainda não há tal edição.

No mais The Walking Dead é mais uma revista em meio tantas outras que fazemos, e fazemos sem pressa. Também fico ansioso por novas edições, mas essa atrasou, bom, que pena, mas ninguém vai morrer por isto e quando a revista sair será traduzida, com calma e tentandpo evitar qualquer erro, assim como todos deviam fazer, pressa só leva à imperfeição. E estamos fugindo disso.

Só poste a última página da edição #72, e esse imbróglio termina!=)

domingo, maio 02, 2010 12:41:00 AM  

Postar um comentário

<< Home