"V for Vertigem" Vertigem HQ

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008



O Hom
em que Pintou Papai Noel de Vermelho!

E ae pessoal, hoje eu, Felipe C., estou aqui vos escrevendo um pequeno texto sobre Thomas Nast, o homem que pintou o bom velhinho de vermelho. Achamos importante postar algum conteúdo diferente no Natal, então lá vamos nós.
A lenda do Papai Noel foi inspirada em um sujeito de carne e osso, Nicolau de Taumaturgo, que viveu no século IV. Arcebispo de Mira, na Turquia, Nicolau foi canonizado pela igreja católica após ter vivido sua vida ajudando outras pessoas. Como diz a lenda: Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas.




Foi na Alemanha, porém, que ele ganhou ligação com a data do Natal, logo se espalhando essa ligação por todo o mundo.
Bem, até ai tudo muito bem. Mas onde entra Thomas Nast? Muito tempo depois, no século XIX, o Papai Noel era representado em imagens como um sujeito alto e magro, até que Thomas Nast, cartunista reconhecido como "O Pai do Cartoon Americano", fizesse, em 1863, sua versão do Velho Noel, gorducho e rechonchudo para a capa da Harper Weekly.




E logo mais, anos depois, as roupas do velho Noel, que até então eram verdes, foram pintadas de vermelho e branco por Thomas, que assim interpretava a imagem de São Nicolau.




Muito contrariamente ao que dizem, não foi a Coca-Cola que pintou Noel para seus comerciais, pois imagens do bom velhinho em suas roupas vermelhas datam de anos antes do primeiro comercial da empresa de refrigerantes com o rechonchudo garoto propaganda, de 1931:



Bem, é isso, esperamos que tenham gostado de tanta informação.
Nós do Vertigem gostaríamos de tomar desde já a oportunidade para desejar a todos vocês um Feliz Natal! Mas não basta isso! Sempre temos quadrinhos! Neste post não seria diferente, seria?
...quem procura acha...
Dica!


Marcadores:

9 Comments:

Blogger fanbiscuits gritou...

Cultura nunca é desperdício!

quarta-feira, dezembro 24, 2008 11:18:00 AM  
Blogger Márcio Moreira gritou...

adorei o easter egg! muito bom!
e feliz Natal pra todo mundo do Vertigem!

quinta-feira, dezembro 25, 2008 7:23:00 AM  
Blogger Márcio Moreira gritou...

adorei o easter egg! muito bom!
e feliz Natal pra todo mundo do Vertigem!

quinta-feira, dezembro 25, 2008 7:23:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Olá amigos do Vertigem.
Concordo com o amigo Carlos, apesar deste site ser especifico de Scans de quadrinhos, de vez em quando um poste diferente vai bem.
Bom Natal e Prospero 2009 a todos.
Abraço
Sabino

quinta-feira, dezembro 25, 2008 8:08:00 AM  
Blogger Unknown gritou...

Prefiro a versão do natal dos países de língua espanhola, que quem trás os presentes são os três reis magos, fica mais ligado com a imagem do Natal, do que a versão noel, que é mais comercial (e tb ligada ao inverno gelado, que não é nosso caso).

quinta-feira, dezembro 25, 2008 3:03:00 PM  
Blogger MaK-PG gritou...

Gostei do post. Sempre acreditei no que a internet dizia que Papai Noel é Coca Cola. Prefiro a versão de azul, pois em Curitiba, Papai Noel verde é garoto propaganda do "Recicle Já!", e vermelho sempre vai remeter à Coke.

sábado, dezembro 27, 2008 6:21:00 AM  
Blogger Unknown gritou...

eita código dificilzinho...! =p

segunda-feira, dezembro 29, 2008 4:53:00 AM  
Blogger Jonatas Tosta gritou...

onde vcs conseguiram as informações?

quarta-feira, dezembro 31, 2008 10:36:00 AM  
Blogger Unknown gritou...

Porquê um Easter Egg num post de Natal? :-)

domingo, janeiro 04, 2009 3:02:00 PM  

Postar um comentário

<< Home