"V for Vertigem" Vertigem HQ: Vertigem divulga I

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vertigem divulga I


“Bienvenido” aos quadrinhos argentinos
Comic House promove noite de autógrafos do livro sobre produção quadrinística argentina
Próximo sábado, dia 22 de maio, a partir das 18h, na loja especializada em quadrinhos Comic House, acontece o lançamento do livro Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos, com a presença do autor, o jornalista e pesquisador Paulo Ramos.
Os brasileiros conhecem pouco do quadrinho argentino. Já leram Mafalda, as mulheres alteradas de Maitena e as tiras de Macanudo, de Liniers, publicadas diariamente no jornal Folha de S.Paulo. Mas não muito mais que isso. A produção do país vizinho é muito maior, como revela o livro de Paulo Ramos.
A obra, publicada pela Zarabatana Books, faz um raio-x dos trabalhos, dos autores e da produção editorial de lá, tanto as do presente quanto as do passado, dos títulos impressos às novas experiências virtuais. O livro mostra os quadrinhos mais conhecidos – como os de Quino, criador da questionadora Mafalda –, mas se preocupa também em detalhar outras séries importantes na história do país.
Um caso é a HQ de ficção científica El Eternauta, publicada pela primeira vez há mais de 50 anos. A obra foi incluída pelo governo argentino entre os cem livros essenciais para serem lidos pelos estudantes. O autor da série, Héctor Germán Oesterheld, é tido como o principal roteirista argentino, embora quase desconhecido no Brasil – é dele a biografia em quadrinhos de Che Guevara.
Oesterheld foi sequestrado e assassinado pela ditadura militar argentina na década de 1970. Ele, as quatro filhas – duas delas grávidas – e os dois genros. Da família, sobreviveram apenas a esposa, Elsa, e dois netos. A viúva revela no livro o fantasma que foram esses dias. Dias que contrastam com a alegria do convívio familiar e com a vasta produção de quadrinhos do marido, que teve trabalhos desenhados pelo italiano Hugo Pratt, o autor da série Corto Maltese, que atuou na Argentina entre as décadas de 1950 e 60.
A vida e a obra de Oesterheld tomam dois dos dez capítulos de Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos. O livro-reportagem aborda também o impacto de Mafalda nos quadrinhos e no turismo do país, o papel dos jornais como janela para a produção nacional, as produções independentes, as virtuais, as que tiveram vendas expressivas no passado, o mercado de ontem e o de hoje, este dividido entre bancas de jornal, lojas especializadas e livrarias.
O livro é a obra mais expressiva sobre os quadrinhos argentinos já publicada no Brasil. O autor, que também é professor do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, estuda o tema desde 2007, quando viajou para Buenos Aires. Desde então, realizou mais cinco idas ao país. A última passagem pela Argentina foi em dezembro de 2009, para fazer uma última atualização dos dados.
A capa foi feita pelo argentino Liniers especialmente para a obra. O prefácio é do desenhista brasileiro Adão Iturrusgarai, autor de Aline, que mora há três anos na Argentina.
Além da noite de autógrafos com Paulo Ramos, será exibido o documentário Traços de Vida, de Niu Batista, sobre o cartunista paraibano Luzardo. A Comic House fica localizada na Av. Nego, Empresarial Esquina 200, Sala 5, no bairro de Tambaú. Para mais informações sobre o evento, entrar em contato através do telefone (83) 3227.0656.
Sobre o evento
Noite de Autógrafos do livro Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos Local: COMIC HOUSE – Av. Nego, 200, Empresarial Esquina 200, Sala 5, Tambaú Horário: a partir das 18 horas Presença: Paulo Ramos, autor, jornalista e pesquisador de São Paulo Apresentações: Traços de Vida, documentário de Niu Batista sobre o cartunista paraibano Luzardo Alves.
Sobre o livro
Título: Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos Autor: Paulo Ramos Editora: Zarabatana Books
Páginas: 176
Preço: R$ 36,00

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home