"V for Vertigem" Vertigem HQ

terça-feira, 14 de abril de 2009


Devido a um pequeno alvoroço em cima de um comentário de uma personalidade (que eu já até chamei de "sócio" do Vertigem, devido à grande quantidade de material que dele traduzimos/postamos), venho aqui passar algumas considerações que acho válida sobre o grande artista, Ben Templemith. Além da grande admiração por sua arte e, por que não, seus roteiros, em primeiro lugar gostaria de deixar claro que assim como fãs, somos também consumidores de sua obra - direta ou indiretamente - e que o Vertigem , acima de tudo, é um canal de divulgação da obra de vários autores. Não estamos aqui para status, nem para lucro como podem pensar alguns, não estamos competindo com nenhuma editora nacional, pois buscamos sempre os títulos que estão fora do catálogo das grandes ou mesmo com preços fora da realidade da maioria. Bom, como a internet é um rio onde as coisas correm com uma velocidade espetacular, tivemos reações diversas ao comentário do senhor Templesmith desde sites nacionais como o MDM como intenacionais como o CBR, até aqueles que duvidaram de ser o autor, mas também tivemos como saber a opinião do próprio, via Twitter e também graças a um antigo colaborador, como o próprio se audenominou "membro SÊNIOR do Vertigem, o Renmero (tradutor de DEMO)! Numa conversa via MSN, ele me passou uma resposta de um email que Ben Templesmith respondeu, acerca da polêmica dos scans e do por que de ter postado aqui no blog, vou traduzi-los livremente aqui com a permissão do Renmero:
"Heya Renmero,
Muito obrigado.
Com certeza, foi isso que eu achei que era, só procurei pedir que postassem um link para onde pudessem comprar as HQs reais de Wormwood, caso as pessoas gostassem da cópia pirata.
Eu não sou contra as pessoas adquirirem meu trabalho assim, tanto sei que às vezes meu trabalho é dificil de encontrar, como também compreendo que faz com que muitos fãs corram atrás para comprá-lo depois.
Só quis tornar mais simples para as pessoas o que elas viram nos blos de scans! Foi meu único pensamento.
Estou precisando criar um site para vender meus originais, pois infelizmente só o faço em convenções ou festivais ultimamente.
Obrigado pela oferta (nota: ele se ofereceu para traduzir as opinões dele para português)! Não sei muito português, só um pouco de Francês, além do inglês. Estou meio nervoso, caso vá mesmo ao Brasil."
Bom, como já disse há a possibilidade dele participar do FIQ, em Outubro em Belo Horizonte. Seria uma oportunidade legal para autografar meus encardernados...=P
Mas é isso, há tempos já estávamos planejando de abrir um espaço para a compra dos originais aqui, iniciamos isso com os banners ao lado para sites de vendas e das editoras, e planejamos criar posts semanais com promoções de quadrinhos pelo Brasil a fora. E reitero aqui, para que não achem que seja mera "puxação de saco", por ter havido aquele comentário, buscaremos postar links com os originais nos próximos posts, caso seja possível! Agradecendo novamente ao Renmero, por disponibilizar o email, ao DotZero que também entrou em contato com Templesmith via Twitter e ao próprio, por ter uma opinião sincera e justa a respeito de nosso trabalho! E obrigado a todos por nos acompanharem nessa longa caminhada a favor da Nona Arte!
- Von DEWS!

Marcadores:

14 Comments:

Blogger Unknown gritou...

Von DEWS,
Essa novidade há de ser muito bem-vista. Que permeie o Vertigem sem tonteiras. E que possa contaminar todas as outras páginas afins. Parabéns!

terça-feira, abril 14, 2009 7:16:00 PM  
Anonymous Kobold gritou...

porra meu legal,
essa é uma surpresa bem vinda,
Vertigem, parabéns pela ação, que vai muito além de apenas divulgar os quadrinhos.

terça-feira, abril 14, 2009 8:18:00 PM  
Anonymous Videl gritou...

Poxa, achei a ideia brilhante (quase nunca deixo msg aqui, mas sempre visito o blog) Em breve eu tambem estarei produzindo hq, ficaria muito feliz (e honrado) se derrepente encontrasse meu material sendo divulgado em blogs como o vertigem!

terça-feira, abril 14, 2009 9:40:00 PM  
Blogger Merlinus gritou...

Dews, aonde ele fez o comentário?

quarta-feira, abril 15, 2009 1:58:00 AM  
Blogger Michel Almeida gritou...

Reconhecimento mais que merecido!

Parabéns.

quarta-feira, abril 15, 2009 6:05:00 AM  
Blogger Von DEWS! gritou...

Merlinus,
Foi no post de Wormwood #07!
http://hqvertigem.blogspot.com/2009/03/wormwood-o-cadaver-cavalheiro-07-so-doi.html

quarta-feira, abril 15, 2009 6:48:00 AM  
Anonymous Erick Carjes gritou...

Genial. Acho que se o Vertigem der essa 'ajuda' aos autores divulgando formas de compra, todos saem ganhando.
Eu mesmo, conheci Y e Fell aqui e assim que ví nas livrarias já comprei um original (que por sinal o Fell ficou lindamente impresso)

Por isso que gosto do Vertigem e de sua direção nele, aqui não temos palhaçadas, apenas arte.

Obrigado por tudo.
Erick Carjes.

quarta-feira, abril 15, 2009 9:16:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Von Dews,
você vai até me xingar...hehehe. Quero comentar sobre outro post. Eu havia dito que o link da 3ª edição de "bem-Vindo à Tranquilidade" estava corrmpido. Mas me enganei. O link corrompido é o da edição 2. será que você corrige pra "nóis"? Obrigado!

quarta-feira, abril 15, 2009 10:25:00 AM  
Blogger Von DEWS! gritou...

#02 corrigido também.

quarta-feira, abril 15, 2009 3:33:00 PM  
Anonymous Led gritou...

Von Dews, entro no seu site deve ter uns dois ano, e sou fã do seu trabalho (e dos outros q colaboram). agora sou fã do Ben Templesmith e vou começar a ler suas obras, ja dei uma pesquisada, vou ler Fell e se gostar comprarei, pois esta com um preço justo e pagavel.
parabens pelo trabalho de sempre.
abç

quarta-feira, abril 15, 2009 5:47:00 PM  
Blogger Panthro gritou...

Acho ótima a idéia. Eu li Walking Dead pela primeira vez por aqui (nunca gostei de zumbis nem de histórias em preto-e-branco, então demorei anos pra dar uma chance pra ele). Achei incrível, mas só meses depois que fui descobrir que estava sendo publicado no Brasil. Eu sou velha guarda, leio scan mas não dispenso um encadernado. Então se o Vertigem pudesse fazer essa ponte seria realmente fantástico.

quarta-feira, abril 15, 2009 7:29:00 PM  
Anonymous Yan gritou...

Sou fã do Ben. Vou tentar postar em ingles, caso ele acabe lendo, pra ele entender.

I´m a big fan of Ben Templesmith. His artwork it remembers to me the pencil of Bill Sienkiewicz (bouth dudes have a strange name =D) or Gabriel Hernandez. I buy his comics launched in Brazil: 30 Days of Night, Criminal Macabre and the spectacular Fell (can´t wait for another "season". Ho is the mysterious nun? =D).

But, the comics unknown in Brazil, are very hard to acess. Ben, if you see this message, thanks for the understanding why the scans are important to Brazilian readers, keep the good work and sorry for poor english haha

\o/

quarta-feira, abril 15, 2009 10:04:00 PM  
Anonymous Luwig gritou...

Tomara que o espirituoso em voga contamine corações, mentes e o espírito de porco de alguns editores presentes na FIQ e acabe forçando certas reflexões mercadológicas que há muito vêm sendo adiadas. Boa Dews! Meu respeito pelo Vertigem acaba de aumentar exponencialmente.

quinta-feira, abril 16, 2009 1:13:00 PM  
Anonymous koveiro gritou...

se não fosse o Vertigem muitas hqs eu não teria conhecido
Inclusive comprei Fell no submarino numa promoção adoro a arte do templesmith
espero que mais coisas dele sejam lançadas aqui
comprarei com certeza
VLW DEWS

domingo, abril 19, 2009 8:31:00 AM  

Postar um comentário

<< Home