"V for Vertigem" Vertigem HQ

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Vertigo - Opera Graphica #01-04





Vamos trazer aqui, através do amigo Carlos Carfrangs, que postou lá no FARRA, os scans dessa revista lancada no Brasil pela Editora Opera Graphica entre 2002 e 2003, que compila várias histórias curtas das edições originais de Flinch, Weird Wester Tales, Weird War Tales e Gangland do final dos anos 90. Entre os nomes dos criadores estão medalhoes como Dave Gibbons, Marcelo Frusin, Bill Sienkiewicz, Bruce Jones, Bernie Wrightson, Mark Chiarello, Greg Ruck e David Lloyd.
Ed.01_____________Ed.02
Ed.03_____________Ed.04
Sobre Y
Como o assunto ainda é Vertigo, e o clímax dessa semana que passou foi a última edição de Y - The Last Man, vou fazer algumas explanações e citar partes de uma entrevista que Brian K. Vaughan deu ao Newsarama esses dias. (Além de duas com BKV, ainda tiveram outras com Pia Guerra, co-autora e desenhista regular da série, e com capista Massimo Carnevale e o arte-finalista - que arte-finalizou intermitentemente as 60 edições!). Entre suas principais declarações sobre o fim da série - apenas lembrando que as entrevistas foram feitas um dia antes do lançamento de Y #60 nas comics shops americanas - BKV diz que a idéia de Y surgiu quando ainda era jovem em seus anos pós-faculdade, quando morava em um pequeno e humilde apartamento(assim como Yorick) no Brooklyn, logo quando iniciava seus primeiros trabalhos para a DC; que inicialmente a proposta original era pra trinta e poucas páginas numa edição com alguns extras de como seria um mundo sem homens. Que fez cerca de 12 esboços antes de apresentar a proposta para a editora Heidi MacDonald. Alguns detalhes interessantes como a escolha de um macaco para ser o principal coadjuvante, pois cachorros já foram usados à exaustão e gatos são muito bobos, além do que, na época macacos nas capas vendiam bem! Vaughan disse que a Agente 355 surgiu quando pesquisava sobre a história da mulher na espiongem mundial, e a personagem quase se escreveu sozinha, falou também dos motivos de Yorick ser um escapologista, pois queria um "herói" comum, pois se ele fosse um "qualquer" não teria apelo, e uma virtude simples já dava ao personagem o brilho necessário. No que tange suas pesquisas para criar a série, ele diz que não foi um trabalho extremo com um "censo", e sim que ele frequentou bibliotecas públicas e fez leituras de algumas estatísticas populacionais... isso até ele aprender a usar um computador! Uma das questões mais importantes talvez foi o porquê de não haver motivos para continuações ou especiais(o que muitos aqui gostariam, mas concordo com BKV nesse ponto), ele fala que pra ele não há razões narrativas para continuações, que o único motivo para isso seria monetário, e que este não é uma razão forte o bastante. Comentou também sobre as portas que Y abriu para ele, e como os trabalhos autorais trazem mais benefícios pois permitem ao criador uma liberdade que títulos de grandes editoras não permitem, mas que são justamente esses o real ganha-pão dos escritores, mas que todos devem ter seu próprio trabalho para mostrar todo seu potencial, cita os exemplos de Brian M. Bendis e Robert Kirkman que hoje trabalham em títulos famosos, mas que têm em seus autorais suas melhores obras, no caso Powers e The Walking Dead, respectivamente. Ambos traduzidos aqui no Vertigem!
Ele comenta que as razões para Y atrair um grande público feminino são fundamentalmente o "tato" visual que a artista Pia Guerra imprimiu na série e que, para ele, ter um pênis não faz com que automaticamente a pessoa busque ação, tragédia, supense e terror. O que as garotas querem é o mesmo que os homens, boas histórias contadas com bons personagens. E falando em personagens ele diz que a mais dificil de escrever talvez tenha sida a Dra. Mann, pois ela não tinha mada e, comum com ninguém que ele conhecia, nem com ele mesmo. Outros pontos polêmicos tocados foram a morte da personagem 355 e a explicação para praga. BKV diz que é uma pergunta difícil de se repopnder, mas a história "pedia" a morte de 355, é o curso natural das coisas! E quanto à explicação da praga, ele revela que era uma promessa que ela seria revelada, e como de fato foi! Ele diz que tanto pode ser a explicação dada pelo Dr. Matsumori, com também a revelada por Alter, e que também pode haver uma terceira explicação escondida em algum quadrinho entre a primeira e a vigésima edição, que apenas um ou outro leitor pode ter percebido. Ele diz que no fim das contas até mesmo as críticas foram positivas, que mesmo sendo xingado com veemência por religiosos, feministas etc, tudo foi válido pois "o oposto do amor não é o ódio, e sim a indiferença"! BKV ainda diz que mesmo com iminência do filme, Y foi estritamente pensada para ser uma revista em quadrinho, nada mais que isso!
Bom, esse foi um resumão do que ele falou na entrevista! Reitero aqui a honra do Vertigem de poder finalizar essa série no mundo dos scans e agradeço a todos que traduziram, revisaram e letraram, baixaram, comentaram, reclamaram e espernearam! Obrigado!

Marcadores:

17 Comments:

Blogger Pondexter gritou...

É... BKV vai ter que dar muitas explicações ainda sobre toda essa história. hehehe Zoeira!
Mas é sempre bom ler coisas sobre a série ditas pelo próprio autor.
A verdade é que tem muita gente abalada até agora.
Como eu falei antes nos comentários... Toda a história foi genial, mas (com o perdão da palavra)o final foi triste pra caralho!

domingo, fevereiro 03, 2008 4:39:00 PM  
Blogger Kovács Alexander, gritou...

a outra possibilidade da praga seria o medalhão(num lembro se era "medalhão", mas era algo do gênero) de helena???


eu quero saber a terceira possibilidade tbm, postem aqui suas idéias(assim não será apenas um único ou otro leitor, e sim meio Brasil)

domingo, fevereiro 03, 2008 6:49:00 PM  
Blogger Unknown gritou...

ainda não lí a conclusão,tô esperando passar o carnaval...e pretendo ler tudo denovo de uma vez depois...

domingo, fevereiro 03, 2008 10:40:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

caras do numero 1 ao vinte duas referencias explícitas: no primeiro numero, qdo o amuleto de helena sai da jordania ( que se saísse de lá uma catástrofe poderia ocorrer ), e no número 12 em que, num diálogo, alguém comenta que a praga pudesse ter sido obra dos americanos.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 8:27:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Y - The last man é sensacional, uma ótima história com uma temática que difere das outras, tornando essa HQ única."BVK" ou seria "BKV"? Bem não importa ele será, como foi Romero com seus zumbis copiado.
Por que com certeza o que faz sucesso é explorado as vezes até a exaustão, surgirão titulos ruins e titulos ótimos. Agora aguardo o filme pra ver se vai ser tão bom quanto a HQ!
Ahh... e obriga a todos do Vertigem por disponibilizar "Y" pra todos! VLW!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 9:41:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

No meu comentário anterior ouve uma pequena falha ortográfica, no agradecimento eu não quis dizer "obriga" e sim "OBRIGADO". hehehehehe... VLW! Dinovo.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 9:45:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Me desculpem, mas as explicações apresentadas não explicaram convincentemente nada. As duas razões dadas não seriam capazes de destruir espermas lacrados em bancos de esperma...

Agora, é esperar o filme e ver se lá colocam uma boa esplicação...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 11:40:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Y é uma maravilhosa saga que acompanhei com vcs do Vertigem. E não há palavras para agradecer pelo serviço tão caprichosamente bem feito... Em especial às referências e citações apresentadas q, por ler tb os scans americanos, nem sempre eram mostradas no original.

Adorei tanto que pretendo comprar as edições que serão publicadas pela Pixel. Espero quie eles façam um trabalho tão bom qto o de vcs.

Um gde abraço a todos!!!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 8:30:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

fazia tempo q nao lia algo tao bom.teve epoca q comprava tudo quanto revista como muitos ja fizeram, hj devido o preço e muita coisa ruim tenho q selecionar, mas como a maioria das revistas boas nao chega as nossas maos , sao sites com esses q fazem a nossa felicidade. valeu galera do vertigem

terça-feira, fevereiro 05, 2008 6:07:00 AM  
Anonymous Anônimo gritou...

Y foi mt maneiro acompanhar toda a saga parabéns pra vcs que nos deram o prazer de ler essa ótima hq

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 9:42:00 AM  
Blogger R.R.Dias gritou...

muito obrigado ae, pessoal da vertigem, por disponibilizar essa série fantástica do início ao fim! li as 60 edições em 3 noites (terminando ontem, de quinta pra sexta), muito feliz com o que vi. O final tem aquele gosto existencialista, presente em grandes coisas. me emocionei, de verdade!

obrigado de novo, pois por coincidencia fui na livraria cultura hoje e esbarrei com dois encadernados de y com um choque. não sabia que existia edição "palpável" em português, e quando fui ver o preço, soube que não vou tê-lo: 70 reais cada! um absurdo! e cada um so com 5 edicoes dentro!!!
=/

sexta-feira, fevereiro 08, 2008 9:28:00 PM  
Blogger R.R.Dias gritou...

Este comentário foi removido pelo autor.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008 9:28:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Bah...voces estao de parabens...a serie foi otima...e o trabalho tanto de traducao quanto de diagramação perfeitos, juntando as notas com as referencias de cultura pop entao...nem se fala
Como dizem por aqui...mataram a pau...

quarta-feira, fevereiro 20, 2008 7:38:00 PM  
Anonymous Anônimo gritou...

Grande seqüência do selo Vertigo. A bizarrice está maravilhosamente bem representa aqui estou-me esbaldando até agora.

domingo, abril 20, 2008 3:20:00 PM  
Blogger Cobertt gritou...

Amigos, consegui baixar apenas a primeira edição todas as demais estão com arquivos corrompidos ou apontando para links que não tem nada a ver...
abs!

quarta-feira, junho 03, 2009 9:22:00 AM  
Blogger Cobertt gritou...

Amigos, retificando, as edições 2, 3, 4 e 5 da Vertigo estão com os links inválidos, os demais funcionaram. Abraços!

quarta-feira, junho 17, 2009 6:01:00 AM  
Blogger Cobertt gritou...

Hoje finalmente consegui baixar as edições citadas acima... OBRIGADO!!!!!!!

sexta-feira, junho 19, 2009 9:33:00 AM  

Postar um comentário

<< Home